sexta-feira, maio 28, 2010

Shih Tzu x Lhasa Apso - Diferenças



Intuito deste posta é alertar as pessoas contra os oportunistas mal-intencionados que prejudicam tanto as raças.
Tem sido muito comum acasalamentos entre as duas raças, por serem muito parecidos fisicamente, e isso tem gerado muitos desvios de comportamento como por exemplo agressividade com os donos.....entre outras conseqüênciasras conseqüências.
Atenção: Não existe Shih Tzu Micro







Cabeça: Pelagem abundante na cabeça, com queda sobre os olhos.
Barba e bigodes bem desenvolvidos.
Crânio moderadamente estreito diminuindo atrás dos olhos, não deve ser perfeitamente plano 

mas também não abobadado ou em forma de maçã. 
Focinho reto com stop moderado e trufa preta. 
Olhos escuros, ovais de tamanho médio. 
Orelhas caídas com pelagem densa. 
A mordida deve ser tesoura invertida




cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pêlos caindo sobre os olhos, estes
bem separados, boa barba e bigodes. Robusto.
Focinho bem largo, curto.
Olhos grandes,
redondos, escuros, inseridos bem separados.

Orelhas: grandes, com lóbulos longos, portadas caídas,
inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana.



Shih Tzu
PELAGEM: longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida.
PESO E ALTURA: de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.




Temperamento:
Excelente com crianças, para que eles rosnem, eles precisam ser "muito" incomodados. Quase não late, muito discreto, é amigos de todos da casa, apesar de escolher apenas um dono, faz festa para todos, inclusive as visitas....muito sociável!!!!
No quesito destrutividade não costuma ser um cão muito problemático. Inteligente demais, observador, atento, é do tipo que sabe onde os donos guardam os petiscos...só de vê-los se aproximando do precioso local, já demonstram entusiasmo.
Não é daqueles  "ligados na tomada" curtem uma brincadeira, uma correria mas também adoram sossego.
Se você é daqueles que gostam de um cãozinho peludo e curtem passear com ele aninhado no colo, o Shih Tzu tem tudo para ser seu cão ideal. O motivo é que a maioria das raças pequenas, nessas horas, fica inquieta e acaba com o prazer de quem as carrega. Comportamento esse, bem menos acentuado no Shih Tzu. Ainda que a raça seja - de fato - boa de colo, é claro que existem variações individuais.
Extremamente dóceis e apegados ao contato humano não são do tipo que exige afagos o tempo todo. Por essa característica também são mais aptos a ficarem por mais tempo sozinhos, sem destruir a casa ou latir em excesso.




Lhasa Apso
Tamanho: No padrão FCI (Federação Cinológica Internacional), os machos devem medir cerca      de 25,4 cm na altura da cernelha e as fêmeas devem ser ligeiramente menores. O AKC (American Kennel Club)  aceita machos entre 25cm e 28 cm de cernelha, com fêmeas ligeiramente menores)


Peso: Não é definido pelo padrão, mas normalmente ficam entre 6 e 7 quilos.
Aparência: Bem balanceado, vigoroso com densa pelagem, alegre e auto-confiante, com temperamento alerta, estável, mas reservado com estranhos.
Pelagem e cor: A pelagem deve ser longa, pesada, lisa, áspera, nem lanosa nem sedosa, com subpêlo moderado. Todas as cores são aceitas: dourado, areia, mel, mesclado escuro, malhado, esfumado, particolor, preto, branco e castanho


Temperamento
Apesar de normalmente não serem agressivos, não costumam ser muito tolerantes com brincadeiras de crianças pequenas e podem, facilmente, morder para se ver livre de mãozinhas indelicadas.  Também não são muito afeitos a carinhos de estranhos, sendo geralmente reservados e  “esnobes” com as visitas.  Com os donos eles são alegres e “palhaços”, basta haver uma platéia de plantão que o Lhasa está pronto para fazer gracinhas e ganhar corações.
 Diferente de todos os outros cachorros de pequeno porte, o Lhasa é um cachorro independente, que na maioria das vezes suporta bem passar o dia em casa esperando seu dono voltar do trabalho. E, melhor ainda, quando seu dono chega em casa, não precisará dar um longo passeio, ou brincar com seu peludo por horas. O Lhasa se contentará em brincar um pouquinho e passar o resto do tempo deitadinho nos pés do dono.


Mas não espere um cachorro sem personalidade! Por ser um cão bastante independente, o Lhasa pode muitas vezes dominar o dono, caso este não saiba impor limites. Eles se vêem como grandes e importantes, por isso é muito importante que os limites sejam impostos enquanto ainda forem filhotinhos, para se evitar problemas mais sérios quando se tornarem adultos.  Quem espera ter apenas um bichinho de pelúcia debaixo de uma carinha angelical pode se decepcionar profundamente.  Este não é um cão criado para ter como principal objetivo de vida agradar seu dono


AKC - http://www.akc.org
FCI http://www.fci.be

0 comentários:

wibiya widget