segunda-feira, maio 31, 2010

Schnauzer Mini

Estilo, Elegância e ótimo temperamento. Conheça-o melhor

Este Schnauzer é o menor de todos, existem o gigante e o os standards, você sabe porque ele é o menor?
Seu tamanho reduzido não foi uma obra do acaso ou da natureza
O Schnauzer Minituara é pequeno graças a um trabalho de cruzamentos selecionados desenvolvido pelos alemães com intuito de diminuir a raça
Acontece que os Germânicos não conseguiam caçar com sucesso presas menores como pequenos roedores utilizando o gigante e o Standard
Muito grandes esses cães não têm condição de perseguir esses bichos nos locais pequenos onde costumam se esconder por esta razão fizeram Schnauzer menorzinho especialmente para apanhar esse tipo de caça.
Aonde ele vai atrai olhares e comentários. Sua aparência é ao mesmo tempo divertida e elegante.Tem uma barba espessa bigodes relativamente duros, as sobrancelhas longas e eriçadas. Os olhos escuros, penetrantes e as orelhas móveis dão lhe uma expressão especialmente inteligente.
Tudo isso formando conjunto com um corpo compacto, harmoniosa mente distribuído, de porte pequeno, com altura semelhante à de um Poodle Miniatura, embora seja mais robusto e musculoso.
Sua aparência e personalismo é certamente um dos segredos de tanto charme. Responsável por um notável crescimento da sua criação nos últimos anos.


ESPÍRITO
Reunindo as qualidades dos melhores cães de companhia, o Schnauzer Miniatura cativa por captar o "espírito" da casa e entrar no nosso ritmo de vida, deixando-se influenciar pelo temperamento de quem com ele convive. Gosta de participar do nosso cotidiano, iniciado há 28 anos. "Ele se relaciona muito com a gente. O Schnauzer Miniatura é alegre. "Mesmo com idade mais avançada, brincalhão, bem-humorado"

ENERGIA
Vivacidade é outra característica do Schnauzer Miniatura. É dinâmico e empreendedor. Ótimo companheiro para caminhadas, pode andar ao nosso lado por horas afio, seguir-nos na bicicleta ou a cavalo. É bem resistente também no trote, anda longe.
Gosta de saltar, correr e há diversos relatos de exemplares que adoram nadar.
Aceita bem mudanças de clima por ter grande tolerância ao calor e frio. Adapta-se logo a novas situações, como sair de casa e ir a uma calçada movimentada ou a um local público onde deva comportar-se discretamente. "Ao passear na rua, se for solto, provavelmente não se afastará do dono. É também um acompanhante impecável dentro do carro.
Rápido para aprender, tem grande disposição ao adestramento. Acostuma-se a outros cães. Mesmo com os de sua raça, um macho aceita outros machos, o que não é tão comum entre a maioria dos caninos.
Consegue-se também educá-los com bastante facilidade, a conviver com outros animais como gatos, coelhos, pássaros, e bichos de granja.
Fiel ao dono, mostra um instinto protetor aguçado, com muito percepção atento a tudo que acontece ao seu redor. Tenta manter seu dono sempre a vista.
Corajoso, valente e bem defensor pessoal e constante em sua vigilância, ajudando por ouvidos apurados, não é de latir a toa.

Apesar de fazer parte do grupo de cães de guarda (nos Estados Unidos e Canadá, é classificado junto com os Terriers), o Schnauzer Miniatura é muito apreciado como cão de companhia. Extremamente dedicado aos donos, o Schnauzer Miniatura tem personalidade forte e muita energia.

Alerta e corajoso, o Schnauzer Miniatura não deve ser um cão que late em excesso ou à toa sendo muito usado como cão de alarme. Tanto assim que está na 5a colocação entre os 10 mais eficientes cães de alarme do livro ‘A Inteligência dos Cães’ de Stanley Coren.

Em termos de manutenção, os Schnauzer Miniatura necessitam apenas de uma tosa regular que mantenha limpa e saudável a sua pelagem e escovação semanal. Não costumam perder pêlo e nem têm cheiro forte.

"Nota do Criador: Uma raça adorável, extremamente limpa, perfeito para crianças pois até quando mais velho ainda gosta de brincar, apegado demais ao dono, é uma sombrinha, se adapta perfeitamente ao seu estilo de vida  "desde que seja assim desde sua chegada". Portanto não compre um Schnauzer durante suas férias ele vai demorar para entender sua ausência. Muito Obediente.
Temos uma criação que chegou a 6ª Geração sem alterações de temperamento ou surgimento de doenças comuns a raça!!!"



Problemas comuns à raça

Atrofia Progressiva da Retina que pode causar cegueira.

Infecções urinárias e renais – os sinais mais comuns são uma alta freqüência de urina e o aparecimento de sangue na urina. Há muitos casos de cães que desenvolvem pedras nos rins.

Pancreatite – aparentemente associado ao fato de os Schnauzer Miniatura apresentarem alto teor de gordura no sangue. Os sintomas mais comuns são o vômito e a diarréia. Alguns apresentam ainda fortes dores abdominais, causando letargia e depressão.

Síndrome de Cushing – as fêmeas são mais suscetíveis do que os machos e os sintomas são aumento da ingestão de água e urina e ganho de peso.


Hipotiroidismo – geneticamente herdada, afeta o metabolismo causando depressão, aumento de peso e perda de pelo.
Os Schnauzers podem apresentar ainda alguns problemas de pele que podem estar relacionados à alergia ou à falta de nutrientes da ração.



PADRÃO OFICIAL - SCHNAUZER ANÃO / MINIATURA -



CBKC nº 183 b, de 19/4/1994
FCI nº 183 c, de 18/5/1979
País de origem: Alemanha.
Nome no país de origem: Zwergschnauzer. a) pfeffersaltz. b) schwarz. c) schwarz, silben, weiss.
Utilização: guarda e companhia.
Prova de trabalho: para o campeonato, independe.

APARÊNCIA GERAL: é o Schnauzer Médio reduzido, sem características de nanismo. Seu caráter é típico do temperamento das raças pequenas. A inteligência, segurança, resistência e atenção, tornam o Schnauzer Anão um cão agradável para a residência podendo ser mantido em espaços exíguos, como vigia e companhia.


CABEÇA: forte, alongada, occipital não pronunciado, afilando suavemente, a partir dos olhos até a ponta do nariz. O comprimento total da cabeça é de aproximadamente, metade do comprimento do dorso, devendo ser proporcional à massa do tronco. Stop - é nitidamente delineado entre as sobrancelhas.

Focinho - cuneiforme, com a terminação moderadamente truncada.

A linha superior é reta e paralela à linha superior do crânio, liso, sem rugas. Os músculos masséteres são bem desenvolvidos, sem jamais atingir o ponto de formar relevo nas bochechas alternando a forma retangular da cabeça (incluindo as barbas). A trufa é cheia e preta.

Os lábios são ajustados, sempre pretos, qualquer que seja a cor da pelagem. Dentes - dentadura completa, com dentes fortes, brancos e mordedura em tesoura. Orelhas - inserção alta, em forma de V, portadas dobradas; quando cortadas, são portadas eretas.

Olhos - escuros, ovais e frontais. As pálpebras são ajustadas, ocultam a conjuntiva.

PESCOÇO: elegante, arqueado, inserção robusta e massa moderada. A nuca é bem arqueada, seca, pele ajustada e sem barbelas.

TRONCO: peito de largura moderada, costelas bem planas, configurando um tórax de seção oval, curvatura adequada e, a profundidade, no nível dos cotovelos. Visto de perfil, o antepeito, formado pela ponta do esterno, fica, nitidamente, à frente da ponta dos ombros. A linha inferior é moderadamente esgalgada no ventre. Sendo curta, a distância do último arco costal à garupa, confere ao Schnauzer, o aspecto compacto. O comprimento do tronco é, aproximadamente, igual à altura na cernelha. A linha superior é curta e suavemente descendente, fazendo uma curva elegante desde a cernelha, passando pelo dorso e lombo até a raíz da cauda, com a garupa levemente arredondada.

CAUDA: de inserçao alta e portada empinada, sendo amputada, aproximadamente, na terceira vértebra.

ANTERIORES: fortemente musculados, escápula plana e bem angulada com a horizontal e o úmero. Visto de qualquer ângulo, os membros anteriores são retos, constituindo fortes pilares de sustentação. Os cotovelos trabalham rente ao tronco. o modelado da articulação do ombro é, claramente, definido.

POSTERIORES: fortemente musculados, coxas e jarretes bem angulados.

PATAS: curtas, redondas, dígitos bem fechados (pé-de-gato), unhas escuras e almofadas plantares, com sola resistente.

PELAGEM: pêlo duro de arame, cerrado, curto e áspero (sem ser eriçado ou ondulado), subpêlo denso, mais curto e com a mesma textura: na cabeça, orelhas e membros. Tem, como característica típica, um bigode áspero e sobrancelhas cerradas, que protegem os olhos, cobrindo-os ligeiramente.

COR: preto unicolor, preto-e-prata, sal-e-pimenta e branco. Na variedade sal-e-pimenta, a criação procura obter uma pelagem de tonalidade média, com a cor pimenta bem pigmentada, igualmente distribuída pelo corpo, com subpêlo cinza.
Admitem-se nuances, variando do cinza-chumbo escuro ao cinza-prata.
Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, que enfatiza a expressão típica, combinando-se, harmoniosamente, com a cor da pelagem. As marcas brancas, na cabeça, no peito e nas patas, são indesejáveis.
A variedade preto-e-prata comporta a pelagem preta com a marcação branca, acima dos olhos, no pescoço, bochechas, no pêlo, nos metacarpos, nas patas, na face interna dos posteriores e sob a cauda; a testa, nuca e face externa das orelhas são pretas.

ALTURA: 30 a 35 cm, medidos na cernelha.

FALTAS: construção grosseira, leve, muito baixo e pernalta. Crânio grosseiro ou arredondado. Rugas na testa. Orelhas de inserção baixa ou mal cortadas. Olhos claros, muito grandes ou redondos. Arcadas zigomáticas muito pronunciadas. Lassidão da pele do pescoço. Pescoço de cisne (linha superior côncava).
Mordedura em torquês, prognatismo superior ou inferior. Dentes estragados. Focinho curto, pontudo ou estreito. Dorso muito longo, ascendente, selado ou carpeado. Garupa caída. Cauda de lebre (portada para baixo).
Cotovelos para fora. Ponta dos jarretes para dentro (jarretes de vaca).
Falta de angulação no jarrete (perna de porco), em barril. Patas longas.
Passo de camelo. Pêlo muito curto, muito longo, macio, ondulado, em tufos, sedoso, branco, manchado; qualquer outra combinação de cores, rajado sela preta, marcas ruão. Expressão de terrier.

NOTA: os machos deverão ter os dois testículos, com aparência normal, completamente descidos e acomodados na bolsa escrotal.

wibiya widget