sexta-feira, maio 28, 2010

Shih Tzu Padrão Oficial



PADRÃO OFICIAL 

CBKC nº 208 de 3/5/94
FCI nº de 24/6/87
País de origem: Tibet
Nome no país de origem: Shih Tzu


APARÊNCIA GERAL: 
robusto, pelagem abundante, porte distintamente arrogante, com cabeça lembrando o crisântemo.
CARACTERÍSTICAS:
 de temperamento amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta.
CABEÇA E CRÂNIO: 
cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pêlos caindo sobre os olhos, estes bem separados, boa barba e bigodes. Os pêlos crescendo para cima, no focinho, conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado e peludo, sem rugas. Cana nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo ser cor de fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem abertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são características altamente indesejáveis.
Olhos: grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.
Orelhas: grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana. Devem ser tão profusamente cobertas de pêlos que se confundem com a pelagem do pescoço.
Boca: larga, ligeiramente prognata ou em torquês. Lábios retos.

PESCOÇO
: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.
ANTERIORES:
 ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo.
TRONCO
: a distância entre a cernelha e a raiz da cauda é maior que a altura, na cernelha. Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.
INFERIORES:
 membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Vistos, por trás, retos. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.
PATAS: 
arredondadas, firmes, com boas almofadas plantares, parecendo grandes pela pelagem abundante.
CAUDA: 
de plumagem abundante, inserção e porte altos, alcançando, aproximadamente, o nível do alto do crânio, o que lhe confere uma aparência equilibrada.
MOVIMENTAÇÃO: 
altiva, fluente, com longo alcance à frente e forte propulsão dos posteriores, exibindo as almofadas plantares.
PELAGEM: 
longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pêlos da cabeça sejam atados.
COR: todas as cores são permitidas; uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores.

PESO E ALTURA:
 de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.
FALTAS:
 qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
NOTA
: os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.
Informações da Revista Cães & Cia.

0 comentários:

wibiya widget